Ana Hengist é Especialista de Treinamentos do International Parking and Mobility Institute (IPMI) para América do Sul e México, levando os mais atualizados programas de capacitação desta entidade, adaptados ao Português e Espanhol, para contribuir com o desenvolvimento profissional em empresas de estacionamento, transporte e mobilidade. O IPMI é a maior associação de estacionamentos da atualidade, focada na capacitação de líderes e funcionários destes setores.
O que é o IPMI?
Qual a importância do trabalho realizado pelo IPMI?
Qual o objetivo do IPMI na América Latina?
Qual a experiência da Ana Hengist nestes setores?
Quais os principais desafios no desenvolvimento profissional em estacionamento, transporte e mobilidade?
O International Parking and Mobility Institute (IPMI), antes conhecido como International Parking Institute (IPI), é a maior associação de profissionais em estacionamentos, transporte e mobilidade – profissionais que nos mantém em movimento. Seus associados incluem desde os proprietários e operadores de estacionamentos privados até arquitetos, representantes de órgãos públicos, centros de saúde, universidades, aeroportos e centros de convenções.
Desde o seu início em 1962 até a organização atual que conecta profissionais de estacionamentos e mobilidade do mundo todo, a história do IPMI acompanha o crescente efeito de carros e outros veículos em nosso cotidiano.
Se você tem um carro, usa transporte público, vai para o trabalho ou escola, utiliza serviços de saúde, compras e alimentação, ou se você apenas faz parte de uma comunidade, então os estacionamentos e soluções em transporte têm um certo impacto na sua mobilidade, e provavelmente de um jeito que você nunca imaginou.
Apesar de observarmos um crescimento nos setores de estacionamento, transportes e mobilidade, ainda há muito a ser feito na América Latina, principalmente em relação aos investimentos em tecnologia, instalações e desenvolvimento profissional, comparado à América do Norte.
O IPMI traz uma importante contribuição ao compartilhar sua experiência e oferecer programas que auxiliam no progresso de outros países. E o primeiro passo certamente é preparar os profissionais nestes setores para o futuro. Os estacionamentos, por exemplo, estão passando por rápidas transformações à medida que o mundo está cada vez mais conectado e em busca de soluções alternativas para mobilidade e transportes.
Desde 2013, sou consultora para a Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark), atuando no núcleo de relacionamento com o mercado e na aproximação com outras associações mundiais do setor, como o IPMI.
Através deste trabalho, passei a atuar junto a empresas de estacionamento e mobilidade, bem como suas equipes operacionais, participar de reuniões de diretoria da Abrapark, trabalhar em congressos nacionais e internacionais, e contribuir para diversos projetos, como o TOP Abrapark – a única premiação no Brasil para projetos de destaque em estacionamentos – do qual sou a coordenadora desde a sua primeira edição.
Apesar da imensa importância no cotidiano das pessoas, os profissionais destes setores não têm o devido reconhecimento do público pelo seu trabalho. De uma forma geral, cargos de motoristas, manobristas e supervisores operacionais não exigem alta escolaridade e, assim, oferecem salários baixos, o que limita seu nível de qualificação. Além de prepara-los para executar as tarefas, as empresas muitas vezes precisam ajuda-los a preencher as lacunas deixadas em sua educação formal.
Também não existe a cultura de contratar pessoas como futuros “profissionais de estacionamento” ou “profissionais de transportes”, mas apenas funcionários. Sem planejamento de carreira ou visão de futuro, os próprios contratados muitas vezes têm dificuldades em compreender a importância de investir na qualificação voltada especificamente para setores.