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Lifelong Learning: um caminho sem volta

Houve um tempo em que as pessoas se capacitavam para uma determinada função ou atividade e permaneciam nela por muitos anos. Às vezes, até se aposentarem! Eram valorizadas justamente pela experiência adquirida depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa.

Mas isso mudou completamente desde que entramos na era digital, e agora temos a necessidade de estar sempre aprendendo algo novo, quase todos os dias. Você certamente já ouviu falar no termo lifelong learning (ou aprendizado contínuo), um conceito bastante utilizado e que se tornou palavra de ordem no mundo atual, ditando a forma como acompanhamos as transformações e nos mantemos atualizados e competitivos. Por isso, o hábito de aprender coisas novas deve fazer parte da rotina de todos. É um caminho sem volta.

E qual a importância deste conceito no mercado de trabalho? Bom, a resposta é que já não basta apenas dominar uma profissão. Primeiro porque a maioria das atividades ou funções desempenhadas atualmente serão completamente diferentes dentro de poucos anos, seja pela influência da tecnologia ou devido às mudanças no comportamento do consumidor (ex: novas gerações, novas demandas, etc.).

Em segundo lugar, as empresas buscam profissionais capazes de desenvolver outras competências, que vão muito além do conhecimento sobre uma determinada profissão. Um bom engenheiro, por exemplo, também deve ser bom de relacionamento interpessoal. Um contador precisa desenvolver suas habilidades na comunicação escrita, verbal e não-verbal. Analistas de TI têm que demonstrar muita empatia e capacidade de trabalhar em equipe. E assim por diante. Isso sem falar em competências como criatividade, inovação, resolução de conflitos, negociação, entre tantas outras.

 

Aprendizado contínuo nas empresas

Por mais que o indivíduo seja responsável pelo seu próprio desenvolvimento, as empresas ainda devem exercer seu papel contribuindo para uma mudança de cultura nas equipes que, na sua maioria, seguem o modelo de aprendizado tradicional das escolas. Assim, muitos destes profissionais têm dificuldades em se adaptar tão rapidamente aos novos tempos (por mais que devam), e um bom programa de educação corporativa é o caminho para ajuda-los no ambiente de trabalho.

Além disso, quanto mais seus funcionários estiverem preparados para absorver novos conhecimentos e colocá-los em prática imediatamente, maior será a chance de sobrevivência das empresas diante das transformações de mercado. 

Aqui vão algumas ações que as empresas podem adotar para promover o aprendizado contínuo das equipes e garantir sua competitividade no mercado:

  • Manter um programa de educação corporativa atualizado e com um propósito definido.
  • Incentivar a participação em treinamentos, workshops e palestras, dentro e fora da empresa.
  • Promover a leitura. Vale desde a criação de uma biblioteca para funcionários até grupos de leitura ou pequenos debates sobre textos distribuídos internamente.
  • Valorizar os multiplicadores internos, com ações para desenvolver e formar constantemente também novos facilitadores. Lembre-se: a melhor forma de aprender é ensinar!
  • Promover a prática do feedback, priorizando o diálogo com funcionários sobre seu desempenho e suas metas na empresa.
  • Apoiar iniciativas de autoaprendizagem e protagonismo no desenvolvimento individual.

 

>> Leia também: A empresa educadora

 

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